A janela de vidro e suas mil utilidades

As janelas são os itens que mais proporcionam luminosidade e ventilação em um ambiente, por isso, são super importantes e precisam ser bem pensadas, em relação à tamanhos, instalação, os tipos de janela, se vai ser janela de vidro, janela de madeira, janela de alumínio, porque além da função luz e ventilação, ela pode se tornar um objeto de decoração do local.

Janela nas construções e reformas

Na arquitetura, a janela de vidro tem ganhado cada vez mais o coração dos consumidores e tornou-se a maior escolha dos profissionais da área na hora de indicar um tipo de janela. E existem diversos tipos de janela de vidro presentes no mercado para melhorar o aspecto do ambiente, seja em casa ou no escritório:

  • Janela de correr - ela desliza na horizontal e é simples e fácil de abrir. É o tipo mais comum do mercado;
  • Janela guilhotina - essa janela abre na vertical e é sustentada por uma peça de metal chamada borboleta. É mais encontrada em apartamentos e escritórios pois não ocupam tanto espaço;
  • Janela tombar - fica fixada no meio do batente e tem abertura na parte superior e inferior. Essa janela abre tanto para dentro como para fora, por isso o nome, pois dá a impressão de que irá tombar;
  • Janela basculante - a abertura dessa janela é feita por uma alavanca lateral. O modelo permite a entrada regulada de vento.

Instalação

É fundamental entender as funções de cada janela e observar se caberá para o local desejado. E para que a instalação seja feita de maneira certeira, é preciso de mão de obra especializada, assim, os riscos de erros acontecerem são muito menores, já que uma janela mal colocada pode comprometer a ventilação e até a estrutura do imóvel.

Além disso, ao instalar uma janela de vidro é importante seguir todas as orientações do projeto. Cuidados com o transporte também são imprescindíveis. E para começar é preciso tirar as medidas do vão da janela em dois pontos na vertical e também dois pontos na horizontal, depois realizar todos os ajustes necessários para que a janela de vidro fique na posição correta e de forma segura.

Os tipos de vidro

Na hora de escolher o vidro que vai na janela, é importante saber qual o tipo, se está dentro das normas de segurança, se é um vidro qualificado e se é sustentável, já que trata-se de um material que leva anos para se decompor. E os tipos mais utilizados são o laminado e o temperado, vidros um pouco parecidos, mas com alguns detalhes que os distinguem. O vidro temperado é um vidro comum que passou por um choque térmico em uma temperatura de aproximadamente 700 ºC e logo em seguida foi resfriado, isso faz com que o vidro seja cinco vezes mais resistente que os comuns. Já o vidro laminado é uma composição de várias camadas de vidro intercaladas por uma película super resistente, e que são unidas através de pressão e calor. São materiais seguros e boas opções para uma janela de vidro.


Regiões onde a Vidraçaria Ideal atende janela de vidro:


Principais regiões do Brasil onde a Vidraçaria Ideal atende janela de vidro: