O charme que só o guarda corpo de vidro tem

O guarda corpo nada mais é do que um estrutura que tem a função de proteger os ambientes que tem risco de quedas, como sacadas, varandas, escadas, passarelas e também piscinas. São utilizados em locais em que o desnível é superior a 1 m. Mas além da proteção, ele também acaba fazendo parte da decoração, dependendo do ambiente em que for colocado e claro, do gosto e estilo das pessoas que vivem no local.

Quando se fala em decoração e sofisticação, o guarda corpo de vidro ganha destaque entre os arquitetos e também clientes, pois deixa o ambiente ainda mais bonito sem perder a função principal, que é garantir a segurança das pessoas. Mas existe uma norma para a instalação de um guarda corpo de vidro, a ABNT NBR 14.718 criada em 2001 e que foi revisada em 2008 e ela dita as exigências que um guarda corpo precisa seguir, tanto na questão de instalação como no material utilizado, isso para ser considerado totalmente seguro e confiável.

Entenda a necessidade de um guarda corpo

Espaços com sacadas, varandas, mezaninos e escadas, por exemplo, podem apresentar riscos de acidentes em que adultos, crianças e até animais podem cair no nível inferior, por isso a importância de um guarda corpo, pois ele garante faz a proteção e evita que acidentes graves aconteçam. Mas é necessário que a instalação seja feita de maneira correta, para que ele fique na altura correta e que a manutenção também aconteça, evitando possíveis problemas.

Modelos existentes

  • Madeira;
  • Alumínio;
  • Ferro;
  • Vidro.

Voltando o foco para o guarda corpo de vidro, é o material que traz modernidade e leveza, combina com vários estilos de ambientes e pode ser misturado com outros materiais para agregar ainda mais ao local que será instalado. É uma tendência consolidada por conta da aparência estética, onde sua transparência fará pouca interferência no conceito arquitetônico.

O ideal para guarda corpo de vidro é que sejam feitos com vidros temperados ou laminados, pois a segurança é maior, isso conforme a norma NBR 7199. O vidro laminado é a junção de duas ou mais camadas de vidros intercaladas por uma película de alta resistência, as quais são unidas a partir de pressão e calor. Se acontecer do vidro quebrar, os pedaços ficam presos dentro da película. Já o vidro temperado, é considerado cinco vezes mais resistente que os comuns, e nada mais é do que vidro comum passado por um processo de alta temperatura, mais ou menos 700 ºC e depois resfriado rapidamente, o que o torna mais resistente a quebras por tração, alta temperatura ou impacto.

O uso do guarda corpo de vidro caiu no gosto popular e é considerado o mais bonito e moderno. Portanto, se o seu espaço precisa de um, mas você não quer deixar de estar na moda com a arquitetura, aposte nesse tipo de material, que além de super seguro, é bonito, elegante e combina com toda e qualquer decoração.


Regiões onde a Vidraçaria Ideal atende guarda corpo de vidro:


Principais regiões do Brasil onde a Vidraçaria Ideal atende guarda corpo de vidro: