Entenda o que o guarda corpo pode fazer em termos de segurança e design

O guarda corpo é uma estrutura que auxilia na segurança em lugares como escadas, varandas, sacadas, passarelas e piscinas, por exemplo, impedindo que tombos de uma altura elevada aconteçam. Geralmente, são indicados para lugares em que o desnível seja a partir de 1 m. Mas apesar da função maior do guarda corpo ser a segurança, em muitos casos ele acaba fazendo parte da decoração do ambiente, por isso, é importante escolher o que melhor se encaixa em casa, no trabalho ou no local que for instalado, em termos de estilo e decoração.

Os modelos

São tantas opções de guarda corpo no mercado que fica difícil escolher, mas a dica é optar por aquele que mais combine e harmonize com a decoração do ambiente. Alguns dos existentes são:

  • Vidro - traz leveza e modernidade para a casa e pode ser misturado com diversos estilos de ambientes, sejam eles com madeiras, ferros ou alumínios;
  • Alumínio - para quem busca modernidade e leveza para os ambientes, esse é o guarda corpo ideal. O alumínio pode ser encontrado em cores diferentes e combina com outras decorações presentes no local;
  • Madeira - é versátil e também pode ser usado com outros estilos presentes no ambiente, na área interna como também na externa. Geralmente é mais utilizado em decorações rústicas, além do toque aconchegante que proporciona para o espaço;
  • Ferro - são mais utilizados em varando e sacadas, sendo visto com frequência também em passarelas. Esse estilo de guarda corpo pode estar presente em decorações com estilo mais retrô.

Instalação correta

Para que o guarda corpo possa realmente proteger os ambientes como casas, escritórios entre outros, é preciso seguir as normas de segurança, começando pela altura. O indicado é que tenha 1,10 m a partir do chão, além disso, é de extrema importância que o profissional que for instalar o guarda corpo o coloque de maneira certa e segura, a fim de evitar acidentes e problemas com um guarda corpo solto ou instalado de maneira incorreta.

Mas além da projeção, produção e instalação adequada do guarda corpo, é muito importante que a manutenção. Quem utiliza os ambientes em que a proteção está, precisa ficar sempre de olho se existem peças soltas ou se ele apresenta algum dano, se sim, é preciso entrar em contato com profissionais que realizem esse tipo de serviço, para que a revisão seja realizada ou então, para que a troca ocorra, pois trata-se da segurança do próprio usuário. Estar com o guarda corpo em dia é sinal de segurança com você e com quem você ama.

Escolha o estilo de guarda corpo que mais combina com a sua casa e sua decoração e procure mão de obra qualificada para executar o serviço de instalação e também de manutenção para você. Além de deixar o ambiente mais bonito e com um design mais elaborado, a segurança é mantida e com isso o ambiente fica mais prazeroso de se estar.


Regiões onde a Vidraçaria Ideal atende guarda corpo:


Principais regiões do Brasil onde a Vidraçaria Ideal atende guarda corpo: