O encanto de um espelho veneziano

O espelho veneziano é um clássico da arquitetura e decoração. Criado no século XIV em Veneza, os artesãos uniram uma chapa de metal a um vidro e criaram o que conhecemos como espelho. O vidro que geralmente era utilizado, era o cristal já lapidado com uma aparência de sofisticação e glamour. Muitos espelhos desse modelo, hoje estão presentes em castelos e museus e por se tratar de objetos originais e antigos, o preço pode ser extremamente alto.

O novo espelho

A indústria atual tem trabalhado o espelho veneziano com um novo aspecto, com acabamentos mais diferenciados, mais aprimorados e também mais atrativos, mas tudo isso sem perder o clássico que é a moldura toda trabalhada no próprio espelho. Eles podem ser encontrados com mais facilidade em lojas de decoração ou em vidraçarias mais especializadas nesse tipo de espelho e podem ser utilizados em:

  • Salas de estar;
  • Hall de entrada;
  • Quartos;
  • Lavabos;
  • Banheiros;
  • Salas de jantar;
  • Escritórios.

Os tamanhos e composições da moldura podem variar de acordo com o projeto feito pelo designer ou pelo gosto do cliente que vai adquirir o espelho veneziano. Ele fica bem em qualquer ambiente e sabendo combinar com as demais decorações presentes no mesmo ambiente ou próximas ao espelho, as chances de erro são quase nulas, porém, não existem regras tudo vai de acordo com o gosto particular de cada um. Se a opção for colocar o espelho em um lugar pequeno, ele pode se tornar a atração principal, trazendo toda modernidade e sofisticação que somente o espelho veneziano pode proporcionar.

Muitas vezes, o espelho veneziano é utilizado apenas para embelezar o ambiente, isso por conta do seu apelo fortíssimo para a decoração, sem uma obrigação de ser funcional. Mas apesar disso, ele consegue ser muito versátil, o segredo é utiliza-lo em lugares pouco carregados, cuide com os objetos que estarão com o espelho veneziano.

Curiosidades reais

Os espelhos eram tão caros, que chegavam a custar mais que um navio de guerra. Mas a mando de Luís XIV, o monopólio veneziano foi partido e foi ordenado a um dos ministros do rei, descobrir e subornar os artesãos venezianos para ter acesso ao segredo deles em relação ao espelho. O plano do rei da França foi vitorioso e até hoje é possível encontrar resquícios desse traçado, no Palácio de Versalhes, na Sala dos Espelhos toda produzida no padrão veneziano de qualidade, beleza e sofisticação.

Adquirir um espelho veneziano é com certeza sinal de bom gosto e atenção à decoração. Trata-se de um objeto extremamente antigo mas que não sai de moda nunca e está sempre na lista de aquisição daqueles que entendem a sua importância e a diferença que ele proporciona em um ambiente. Se você está pensando em ter um espelho veneziano, seja na sua casa ou no seu ambiente de trabalho, pegue dicas úteis com especialistas em decoração e não tenha medo de usar esse objeto que já é lindo sozinho e que fica ainda mais belo posicionado e combinado com os adereços certos.


Regiões onde a Vidraçaria Ideal atende espelho veneziano:


Principais regiões do Brasil onde a Vidraçaria Ideal atende espelho veneziano: